publicidade

Vitória feminina no Campeonato Baiano de Hipismo

Na véspera do Dia das Mães, o presente foi da amazona Manuela Cunha vencedora da prova de 1,30m, a principal do Campeonato Baiano de Hipismo. Ela garantiu o título de Penta Campeã Baiana de 2011 com a montaria Fape Code. O campeonato foi realizado no Clube Equus do Cavalo, em Vilas do Atlântico.
 
Rosália Monteiro, mãe da atleta não escondeu o orgulho.
 
“Foi um desafio por ela ter vindo de uma queda com o cavalo em Maceió (etapa Norte-Nordeste). Psicologicamente, achei que ela estaria nervosa, mas com a experiência, Manuela mostrou que mereceu a vitória”, comentou.
 
A representante do Equus tinha duplo percurso zerado no dia anterior e, com tempo de 66,94s, sem faltas, neste domingo, conquistou a vitória. Em segundo lugar, com pouco mais de meio segundo de diferença, ficou a representante do Sítio Chuin, Lívia Mendonça Neves, que montou Estoril JL Sítio Chuin. O único homem no pódio foi Gonçalo Homem Moura, que obteve o terceiro lugar, montando Princesse Brinquedalle, representando o Equus.
 
Manuela Cunha conquistou, ainda, o Grande Prêmio, desta vez com a égua Qwina Z, seguida pelo mineiro Pedro Paulo Luz Lacerda, montando Land Max JL Sítio Chuin. Em terceiro lugar, ficou o brasiliense Thiago Rhavy com a montaria Chicago JL Sítio Chuin.
 
“É sempre gratificante ter bons resultados. Todo mundo batalha e quer ganhar, mas fico feliz que hoje tenha sido meu dia, junto com minha equipe de tratadores, técnico, minha família. Estou super feliz”, disse Manuela sobre as vitórias.
 
O conjunto da amazona Lívia Mendonça Neves e égua Symfonie JL Sítio Chuin venceu o Mini Grande Prêmio. Ao diminuir o tempo do namorado, o cavaleiro Thiago Rhavy, ela conquistou a vitória no desempate com 29,25s contra 29,80s do conjunto brasiliense. O juiz e narrador da prova, Pedro Cordeiro, não perdeu a piada e arrancou risos do público com o comentário “O amor não foi levado em conta nesse desempate”. O terceiro lugar ficou com André Luis Giovanini.
 
Na próxima semana atletas baianos representarão a Federação Hípica da Bahia (FHB) durante mais uma etapa do Circuito Norte-Nordeste de Hipismo, em Natal, capital do Rio Grande do Norte, nos dias 13, 14 e 15 de maio. Lívia Neves foi a campeã na última etapa, realizada em Maceió.
 
 
Entendendo o Campeonato Baiano
 
O Campeonato Baiano é organizado de forma que os atletas fazem duas passagens no primeiro dia, nas quais são somadas as penalidades nos dois percursos.
Os atletas que obtiverem percursos zerados no primeiro dia têm vantagem durante a final. Vence quem tiver menor número de faltas. Em caso de empate, o tempo é o diferencial.